PROGRAMA DE FORMAÇÃO ON LINE PARA O FORTALECIMENTO DA AGENDA 2030 EM CABO VERDE E OUTROS MUNICÍPIOS E REDES MUNICIPAIS AFRICANAS CONVIDADAS. 

Inscrições abertas: https://bit.ly/2UYQj81

Segunda edição, estendido a outros países africanos de língua portuguesa

Datas da segunda edição: 7 de dezembro - 24 de janeiro de 2021

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta ação formativa está inserida no quadro do projeto "Fortalecimento da descentralização e associações de municípios de Marrocos, Cabo Verde e África Subsaariana", financiado pela Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e parceiros da FAMSI, e executado por FAMSI e ANMCV. 


O projeto visa para: 

Contribuir para o fortalecimento dos municípios e promover a descentralização em Cabo Verde e nos países africanos, promovendo a cooperação sul-sul e triangular. 

Reforçar as capacidades das redes africanas de municípios como interlocutores e promotores dos municípios. 


Assim, no que se refere a Cabo Verde, o projeto visa apoiar o processo de descentralização territorial, através do fortalecimento institucional dos municípios, dos grupos de trabalho regionais compostos por gabinetes técnicos municipais e intermunicipais, da própria ANMCV, e outras organizações da sociedade cabo-verdiana potencialmente interessadas, através do desenvolvimento de diferentes ações de formação. 

Na sua segunda edição, esta ação formativa alarga a sua categoria a outros municípios e redes autárquicas africanas de língua portuguesa, para estender desde a experiência cabo-verdiana, palcos, pontos de encontro, conhecimentos e intercâmbios de experiências entre diferentes territórios relativo aos ODS e a aplicação da agenda 2030 no nível local.

Portanto este curso online, tem como objetivos aumentar na esfera municipal o nível de compreensão e de análise da convergência entre as políticas públicas locais e nacionais e a Agenda 2030 e os ODS, bem como fortalecer as capacidades institucionais nos municípios para favorecer a liderança nos processos de localização da Agenda 2030, dos ODS e dos desafios municipais, no âmbito da concepção e orientação das políticas e orçamentos locais. 


O curso de 55 horas dividido em módulos temáticos incluirá: 

Um tutor responsável que fará o acompanhamento global do módulo; o acompanhamento dos alunos e gestão de tutorias; e a recepção e correção de exercícios de avaliação. 

Professor das unidades de didáticas e pessoas especialistas convidadas. 


* O curso consistirá em 5 módulos. A cada segunda-feira desde o início do curso, começará um novo módulo.

* Os módulos constarão do seguinte conteúdo:

* Vídeo de apresentação do módulo:  introdução aos temas dados, concretizando as capacidades e os conhecimentos que se vão adquirir. 

* Vídeos teóricos sobre as unidades temáticas da cada módulo: carregados na plataforma para que os alunos possam baixa-los sobre cada um dos temas do módulo.

* Material complementar ao módulo: artigos, vídeos, relatórios, entre outros, que complementam o material teórico e servir para aprofundar nos conceitos.

* Webinar gravados: das intervenções dos especialistas convidados na primeira edição, sobre uma experiência prática aplicada ao módulo.

* Foros de debate/webinar ao vivo: um total de 2 webinars ao vivo serão realizados no curso com os professores para debate e exercícios.

* Avaliação da aprendizagem: realizar-se-á um teste de  auto avaliação rápida pela cada módulo e realizar-se-á um ou vários exercícios práticos finais na cada módulo de aplicação do conteúdo teórico.